Este nosso amor me faz mais feliz!!!

Sobre Nutrição

 Curiosidades sobre Nutrição

 

Casca de abóbora contra fungos?
 
c112

A casca da abóbora é capaz de impedir o crescimento de fungos, incluindo o Cândida albicans (associado à infecção oral e genital). Desta forma, a proteína da casca de abóbora pode ser incorporada a remédios naturais para combater infecções

 

O estômago pode diminuir de tamanho se eu comer menos?
 

Sim, pois é um músculo que tem a capacidade de se contrair e se dilatar de acordo com a necessidade. Pode aumentar até 40 vezes o seu tamanho. Se a pessoa diminuir o consumo de alimentos, o estômago pode perder até um terço da capacidade de armazenar alimentos.

 

Manjericão
 

O uso do manjericão é geralmente associado a casos de cólicas, vômitos, constipação, problemas gástricos, depressão e menopausa. Também ajuda no combate da tosse, trata dores de cabeça, aumenta o apetite, melhora a circulação sanguínea, ajuda na digestão e auxilia na indigestão.
O suco fresco da planta era usado externamente no tratamento de infecções da pele causadas por fungos. As folhas amassadas podem ser aplicadas em locais doloridos em casos de reumatismo.
Se colocado dentro dos armários, repele e acaba com insetos indesejados.

Dica: como prevenção, beba uma xícara (chá) de infusão ao dia, e adoce com mel no caso de tratamento da tosse.

 

Alface e seus diferentes tipos
 

A alface tem como benefício o seu baixo teor calórico e a sua grande quantidade de fibras. É rica em beta-caroteno, folato, vitamina C, cálcio, ferro e potássio.
As alfaces de coloração mais escura, a alface crespa, por exemplo, apresentam um alto teor de bioflavonóides, pigmentos vegetais conhecidos como antioxidantes que previnem células causadoras de câncer.
Alface-americana - Seu valor nutritivo (vitaminas e minerais) é inferior ao de outras variedades de alfaces.
Alface lisa - A mais consumida, com folhas soltas, macias e de sabor suave.
Alface Crespa - É a mais rica em nutrientes.

 

Alimentação contra o estresse
 
Ver imagem em tamanho grande

Alimentos capazes de combater o estresse:
Banana – auxilia no equilíbrio cerebral;
Alface - o talo da alface funciona como calmante;
Espinafre - o magnésio presente no espinafre participa da formação da serotonina, que é um neurotransmissor presente no cérebro que auxilia no relaxamento corporal;
Carne - possui niacina, que é uma vitamina que combate a depressão e contribui para o bom humor;
Frutos do mar - ajudam na memória e atenuam a fadiga e a ansiedade.

 

Por que a barriga ronca quando estamos com fome?
 

O tubo digestivo é uma cavidade que possui gases em seu interior. Quando estamos em jejum e o organismo precisa de alimento, o estômago começa produzir ácido e pepsina – enzima digestiva que estimula as contrações (peristaltismo). Tais contrações acabam movendo líquido e ar, provocando os ruídos no organismo. Para evitar o surgimento de ruídos é importante fazer refeições a cada três horas

 

Suco para desintoxicar
 

Bata 4 cenouras cortadas com 2 limões descascados, e depois junte a isso 1 colher de sopa de óleo de linhaça. O açúcar da cenoura suaviza a acidez do limão, enquanto o óleo de linhaça garante efeito suavizante na digestão. Os três ingredientes juntos garantem vitamina C, K, ácido fólico, beta caroteno, ácidos graxos, ômega e ômega 3.

 

Ômega 3 contra sintomas da menopausa
 

Sardinha, salmão, semente de linhaça e frutos do mar são as principais fontes de ômega 3. Este tipo de gordura boa ajuda a reduzir o colesterol total e é eficaz no combate aos sintomas da menopausa, como o estresse psicológico e a depressão.

 

Potássio protege o coração
 

Encontrado em abundância em alimentos como banana, tomate e melão, uma dieta com alta ingestão de potássio pode promover melhoras no sistema cardiovascular.

 

 

Queijo de búfala: Mais rico em cálcio
 

Muito apreciado no nordeste, é um queijo rico em proteínas, cálcio e vitamina A. A concentração de cálcio é 50% maior do que a concentração encontrada no queijo convencional feito com leite de vaca.

 

Nozes contra a gordura abdominal
 

Frutas oleaginosas como nozes, avelãs e amêndoas, ajudam a controlar a síndrome metabólica - associação de fatores de risco para doenças cardiovasculares relacionadas à gordura abdominal e à resistência a insulina.

 

Vale a pena trocar a mussarela comum pela de búfala?
 

Se a ideia é diminuir calorias, a troca nem sempre compensa: dependendo da marca, os dois queijos possuem cerca de 100 calorias em 30g. Em relação aos nutrientes, a diferença é boa. A mussarela de búfala apresenta 48% de proteína e 50% de cálcio a mais que o queijo convencional, além de outra vantagem: baixo sódio (reduz a chance do organismo reter líquido).

 

Chá de hortelã para aliviar a dor
 

Popularmente conhecida como Salva do Marajó ou Malva do Marajó, essa planta de poder analgésico floresce no estuário do Rio Amazonas, no Pantanal e nos estados do Maranhão e de Minas Gerais. Uma xícara do chá, também chamado de hortelã brava, tem ação semelhante a remédios para dor vendidos comercialmente.

 

Quais são os riscos que o consumo excessivo de alimentos industrializados traz à saúde?
 

Em geral, os alimentos industrializados têm altos teores de sal, açúcar e gorduras, que são grandes vilões da nossa alimentação.

 

O que é FOS?
 

Significa fruto-oligossacarídeo, um tipo de carboidrato capaz de manter o intestino em ordem, reduzir a incidência de tumores e prevenir o diabetes. Além disso, esse carboidrato contém propriedades que reduzem o colesterol e a pressão arterial. É encontrado em abundância em alimentos como chicória, alcachofra, alho, cebola e banana.

 

Quais são os melhores tipos de óleo para cozinhar?
 

O azeite de oliva extravirgem e o óleo de canola, pois são os mais ricos em gorduras monoinsaturadas, que atacam o colesterol ruim (LDL) e elevam o colesterol bom (HDL).

 

Apigenina na prevenção contra o câncer
 

A apigenina é uma substância encontrada nas frutas e verduras. Esse composto ajuda a frear a ação de radicais livres, as moléculas por trás do envelhecimento das células. Apresenta atividades antioxidantes e antiinflamatórias. A cereja é a fruta mais rica em apigenina. Outras boas fontes são maçã, brócolis, limão, salsinha, tomate e aipo

 

Utensílios de madeira: longe da cozinha
 

Os utensílios de madeira devem ficar fora da cozinha, pois não é possível se desinfetar a madeira. Logo, fica repleta de bactérias. Nem mesmo a água quente é capaz de matar esses microorganismos, pois, ao se infiltrar na madeira, o líquido perde sua temperatura.

 

Frutas cítricas x dentes
 

Você capricha nas frutas pensando na dieta e lesiona os dentes. Isso acontece no caso de frutas cítricas (limão, laranja, abacaxi...) que são ácidas. Se o consumo dessas frutas for excessivo, pode estragar o esmalte dos dentes. A erosão é irreversível, mas pode ser evitada da seguinte maneira:
- Não escove os dentes logo depois de ingerir alimentos cítricos.

 

Suco ou néctar: qual dessas bebidas de caixinha é melhor?
 

O suco deve ter no mínimo 35% de polpa de fruta diluída em água e o néctar 30%. Portanto, o suco oferece mais nutrientes. Mas nem sempre é assim. O néctar pode ser enriquecido com vitaminas e minerais e se tornar uma opção nutricional melhor que o suco. Para saber, somente lendo o rótulo.

 

Amêndoa ajuda na digestão
 

São ricas em cálcio, zinco, vitamina E e, principalmente, enzimas que facilitam a digestão. Consuma de duas a três por dia.

 

Comer doces diariamente pode causar agressividade
 

Deixar a criança abusar de doces todos os dias pode torná-la violenta quando adulta. É o que diz um estudo publicado no The British Journal of Psychiatry (Revista Britânica de Psiquiatria). O levantamento, feito com cerca de 17.500 participantes, desde a década de 70, mostrou que indivíduos de 10 anos de idade que comiam doces com frequência tinham, aos 34 anos, uma probabilidade muito grande de cometer atos de violência.

 

A pêra e seus benefícios
 

A pêra contém vitaminas A e C, e é uma das frutas mais ricas em sais minerais, incluindo sódio, potássio, cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, silício e ferro. Estes sais minerais contribuem na formação dos ossos, dentes e sangue. Além disso, a pera apresenta concentrações razoáveis de vitaminas B1, B2 e Niacina, todas do Complexo B, as quais regulam o sistema nervoso e o aparelho digestivo, fortificando o músculo cardíaco. Essas vitaminas também são essenciais ao crescimento e evitam a queda de cabelo e problemas de pele. Como contém muitas fibras, a pera também age contra prisão de ventre e inflamação do intestino e bexiga. Peras suculentas podem apresentar até 85% de água, o que ajuda a prevenir problemas como cálculo renal e infecções urinárias. Para completar, essa fruta ativa a circulação, reduz a pressão arterial e possui ações laxativa e digestiva.

 

Álcool X Pressão arterial
 

As bebidas alcoólicas elevam a pressão arterial. Portanto, a redução do consumo de álcool é eficaz para diminuir a pressão arterial. O álcool possui etanol, substância tóxica que lesa órgãos como o cérebro, o coração, o fígado e o pâncreas. Além disso, essas bebidas podem agravar a gastrite e dificultar a perda de peso, pois possuem muitas calorias.
Dicas sobre consumo de bebida alcoólica:
1. Preferencialmente, deve-se evitar ingerir bebidas alcoólicas, porém seu consumo em pequena quantidade é permitido. Beber pouco corresponde a beber de 10 a 30 g/dia, no máximo, de etanol.
2. A quantidade de 10 g de etanol equivale a uma lata de 330 ml de cerveja (4% de etanol), a um copo de 110 ml de vinho (12% de etanol) ou a uma dose de 30 ml de um destilado (40% de etanol), como uísque, pinga ou vodca.
3. Quem deseja perder peso deve evitar as bebidas alcoólicas, porque uma garrafa de cerveja tem 300 calorias; um copo de vinho, 100 calorias; e uma dose de uísque, pinga ou conhaque, 120 calorias.
4. As bebidas alcoólicas, em grande quantidade, podem aumentar os efeitos dos remédios que baixam a pressão, reduzindo-a exageradamente. Não deixe de tomar os remédios para poder beber.

 

Suco antirretenção hídrica (inchaço)
 

Este suco é rico em vitamina A, ácido fólico, cálcio, enxofre, cloro, magnésio, fósforo, potássio e sódio, além de conter fibras solúveis, auxiliando no controle dos níveis de colesterol no sangue.

Ingredientes:
1 colher de sobremesa de salsa;
1 folha de couve-manteiga;
1 fatia média de abacaxi;
1 copo 200ml de água de coco;
3 folhas de hortelã ou 1 colher de sopa de clorofila;
½ unidade de limão.
Modo de Preparo:
No dia anterior, coloque a água de coco em formas de gelo e leve ao congelador.
Bata no liquidificador a água de coco, a couve e a salsa.
Acrescente o abacaxi, gotas de suco de limão e a hortelã.
Dica: no lugar de abacaxi, pode-se utilizar melão.

 

O chá do verão
 

O verão é a época certa de substituir o chá verde e branco pelo chá de mate. Isso porque a bebida pode ser servida gelada e combina muito bem com frutas. Tudo sem perder suas qualidades nutricionais. A erva mate ou ilex paraguariensis, está cheia de ácidos fenólicos e flavonoides, compostos que apresentam uma ação antioxidante capaz de inibir danos celulares provocados por radicais livres. Assim, o chá é capaz de prevenir o câncer e doenças do coração. Também apresenta em sua composição cafeína, que é capaz de estimular a função cerebral e muscular e ainda promover a perda de peso, já que atua na mobilização das reservas de gordura e na sua utilização como fonte de energia.

 

Quais os alimentos que não podem faltar na dieta de quem quer evitar doenças crônicas?
 

Os alimentos integrais (cereais, farinha de trigo e centeio, milho, aveia e arroz) têm cinco vezes mais fibras que o feijão, dez vezes a mais em relação aos legumes e quinze vezes a mais se comparados às frutas. As substâncias contidas nesses alimentos possuem ação complementar sinérgica de grudar em gorduras, eliminar, formar massa, acelerar e normalizar o funcionamento do trânsito intestinal, evitando prisão de ventre, hemorróidas e doenças intestinais.
Como as fibras agem no organismo?
As fibras sugam as gorduras saturadas ingeridas, impedindo a absorção delas pelo organismo. Depois da digestão, as fibras transitam pelo intestino e saem nas fezes, levando a gordura para fora do corpo. Sem uma quantidade mínima de fibras, perdemos esse poderoso mecanismo de proteção. O consumo diário deve ser de 25 a 30g.

 

Goiaba garante a saúde da gengiva
 

A goiaba é rica em vitamina C, nutriente que participa da síntese de colágeno (cimento do tecido da gengiva). Teste rápido: será que você ingere quantidades adequadas de vitamina C em sua alimentação?  Se ao escovar os dentes ou passar fio dental sua gengiva costuma sangrar, é preciso aumentar o consumo de alimentos que possuam vitamina C (frutas cítricas, principalmente).

 

Caqui fortalece os ossos
 

O caqui é rico em caroteno (pigmento presente em alimentos de cor laranja), que é responsável por proteger principalmente a coluna lombar e a bacia, evitando o desgaste. As propriedades antioxidantes dos carotenos inibem o efeito oxidativo no esqueleto. Aumentar a ingestão de frutas e vegetais de cor amarela ou laranja é uma forma de prevenção contra a osteoporose.

 

Mais zinco, menos diabetes
 

Para evitar o desenvolvimento da doença, esse nutriente não pode faltar em sua dieta. O zinco ajuda a regular a ação da insulina no organismo. Além disso, participa da formação de substâncias que protegem as células contra os radicais livres (moléculas que também favorecem o diabetes).

 

 

Alho e cebola contra pedra na vesícula
 

Esses alimentos são capazes de reduzir a formação de cálculos biliares, pois aumentam a produção das enzimas responsáveis por derrubar naturalmente os níveis de colesterol. O colesterol corresponde a 80% da composição das pedras na vesícula. Aumentando o consumo de alho e cebola, é possível reduzir em 30% a incidência de cálculos.

 

 

Por que devo me pesar pela manhã?
 

 

Porque nesse horário você tem menos líquido acumulado no organismo. Assim, seu peso está mais próximo do real.
Obs.: para o resultado ser mais preciso, as mulheres devem se pesar uma semana após a menstruação. Isso porque, nesse período, elas tendem a reter líquidos.

 

 

Carne vermelha acelera o envelhecimento?
 

 

Se consumida em excesso, sim. A carne vermelha possui grandes quantidades de gorduras saturadas e colesterol, que elevam a produção de radicais livres. Esses, por sua vez, prejudicam as células da pele, do sangue e dos órgãos, favorecendo o envelhecimento.

 

Coma menos e lembre mais
 

O consumo adequado de calorias equilibra as funções da insulina no cérebro, o que é essencial para o bom funcionamento da memória. Assim, a ingestão adequada de glicose (carboidrato) preserva os neurônios.

 

Uva protege a memória
 

A uva é uma fruta rica em polifenóis, que são compostos antioxidantes capazes de proteger contra o mal de Alzheimer. Além disso, a fruta é excelente fonte de vitaminas C e E.

 

Qual a diferença entre a linhaça dourada e a marrom?
 

Dourada: apreciada em climas frios, sua semente é produzida em solo canadense. Apesar de apresentar cultivo geralmente orgânico, suas propriedades não se destacam em relação à linhaça marrom.
Marrom: essa variedade já está mais adaptada ao solo brasileiro. Novos estudos demonstraram que a linhaça marrom apresenta quantidades superiores de antioxidantes em comparação com a linhaça dourada

 

Açúcar e câncer
 

As células tumorais alimentam-se de açúcar. Elas precisam de maiores quantidades de glicose do que as células saudáveis. Dessa forma, açúcares estimulam o crescimento de células tumorais

 

Como calcular as calorias de um alimento?
 

Cada grama de proteína ou carboidrato possui quatro calorias, enquanto que um grama de gordura possui nove calorias. Assim, é preciso saber quantas gramas desses nutrientes existem no alimento para realizar o cálculo. Por exemplo:

Bolacha água e sal (porção de 30g = 8 biscoitos)
Carboidratos 18g
Proteínas 3,5g
Gorduras totais 5,4g

Calculando:
18g x 4 = 72 calorias
3,5g x 4 =14 calorias
5,4g x 9 = 48,60 calorias

 

Quanto de azeite devo consumir?
 

O azeite de oliva contém grande quantidade de ácidos graxos monoinsaturados, que estimulam o fígado a produzir o colesterol bom (HDL). No entanto, por apresentar alta quantidade de calorias, o consumo diário não deve ultrapassar duas colheres (sobremesa) por dia.

 

 

 

Calorias consumidas durante a noite atuam da mesma forma que as consumidas de dia?
 
 

As calorias sim, mas a metabolização dos alimentos não. Numa dieta que visa perda de peso, quem se alimenta à noite e faz uma refeição muito pesada acaba emagrecendo mais lentamente do que se jantasse mais cedo. Isso acontece porque à noite temos uma redução no ritmo do metabolismo, o que favorece o acúmulo de gordura corporal nesse período. Portanto, se você deseja emagrecer o ideal é fazer um jantar mais leve e evitar refeições próximas ao horário de dormir.

 

 

Para perder peso, devo cortar gorduras ou calorias?
 

O ideal é reduzir ambas. Evite gorduras saturadas, responsáveis por elevar o colesterol total e o HDL. São encontradas em: carnes gordurosas, manteiga, leite integral, queijos amarelos e peles de frango. O ideal é aumentar o consumo de gorduras insaturadas  -  presentes nas castanhas, nozes, abacate, azeite de oliva extravirgem, linhaça e gergelim. Não se esqueça de respeitar o gasto calórico da dieta, que no caso de emagrecimento deve ser uma dieta hipocalórica.

 

 

Calorias vazias e calorias ocultas são a mesma coisa?
 
 

Não. O termo calorias vazias faz referência a alimentos calóricos pobres em nutrientes (como vitaminas e minerais). Apresentam apenas calorias e mais nada. Encontramos calorias vazias nos refrigerantes, balas, doces e guloseimas. Já as calorias ocultas, o próprio nome já diz, estão embutidas ou escondidas em alguns alimentos e preparações. São ingredientes que possuem calorias ocultas: farinha branca, manteiga, margarina, banha e outros óleos em excesso.

 

 

Alimentos light e diet ajudam no emagrecimento?
 

Sim. Todo produto light é menos calórico, pois apresenta no mínimo 25% de redução de um ingrediente (carboidrato, proteína ou gordura) em comparação ao produto original.
Já produtos diet são indicados para aqueles que seguem dietas restritivas, como diabéticos e pessoas alérgicas à lactose, podendo ser inclusive mais calóricos. Nos alimentos diet um dos ingredientes é eliminado (açúcar, lactose, sódio, etc.). Os alimentos sem açúcar, para compensar, costumam apresentar mais gordura saturada que a versão original.

 

 

 

Dicas para quem come fora
 

É possível fazer uma refeição relativamente saudável mesmo comendo fora de casa. Acompanhe a seguir algumas dicas:
- Comunique ao garçom que você não deseja ver o cardápio de sobremesas ao final da refeição.
- Opte por sucos de frutas, leite ou água no lugar de refrigerantes.
- Escolha frutas ou hortaliças em vez de batata frita como acompanhamento.
- Evite frituras.
- Peça sua salada com o molho separado, pois os molhos geralmente apresentam maionese ou outros ingredientes gordurosos na sua composição.
-Substitua sua sobremesa por frutas cítricas.
-Comece a refeição por um prato de salada, a fim de aumentar o consumo de fibras, que dão saciedade.
-Prefira preparações com molho de tomate, evite as com creme de leite, molho branco e queijos.

 

 

Varizes
 

O problema é provocado pela fraqueza genética das paredes das veias ou ainda devido à pressão excessiva exercida sobre as veias. Uma alimentação rica em gordura e pobre em fibras contribui para a constipação, bem como para o sedentarismo e obesidade, podendo ocasionar o surgimento das veias.

Sintomas
Veias inchadas e aumentadas;
Sensação de peso, aperto e cansaço nas pernas;
Coceira ao redor das varizes;
Ulceração sobre as varizes.

Alimentos recomendados
Uma dieta rica em fibras é a melhor arma contra as varizes. Aumente o consumo de hortaliças, frutas frescas, cereais integrais, nozes e sementes. Determinados tipos de flavonoides fortalecem as paredes dos vasos e aumentam a sua elasticidade. As frutas de cor avermelhada e azuladas (cerejas, mirtilos e amoras pretas) são ricas nesses flavonoides. Para melhorar a circulação, tempere suas refeições com alho, gengibre ou pimenta de caiena. A vitamina E é excelente para a circulação e ajuda a previnir coágulos sanguíneos. Gérmen de trigo, folhas verdes e soja são as principais fontes.

 

 

Queda de cabelo
 

As pessoas normalmente perdem em torno de 50 a 100 fios de cabelo por dia, como parte da renovação do organismo. A taxa média de crescimento capilar é de aproximadamente 1,25 cm por mês.
Várias deficiências nutricionais podem contribuir para a queda, fragilidade e redução do cabelo. No caso da queda, a deficiência mais comum é a de ferro nas mulheres. Como prevenção, a alimentação deve ser bem variada e balanceada, rica em cereais integrais, hortaliças e proteínas de qualidade (frutas oleaginosas, leguminosas e carnes magras).
A biotina promove a saúde dos cabelos e do couro cabeludo. Pode ser encontrada em: nozes, arroz integral, levedo de cerveja e aveia. Muitos desses alimentos também são ricos em complexo B, que estimula o crescimento capilar.
O ferro é fundamental para o crescimento do cabelo. Tome uma colher de melado sem enxofre todos os dias e procure incluir nas refeições alimentos como: espinafre, alho-poró, castanha de caju, frutas vermelhas, frutas secas, figo e carnes. Aumente também o consumo de vitamina C (frutas cítricas). Evite alimentos que reduzem os nutrientes e prejudicam a circulação, como: gorduras saturadas e hidrogenadas, farinhas, açúcar refinado e alimentos processados.

 

 

Tenho pouco apetite
 

Vários fatores podem levar um indivíduo a ter pouco apetite: a sua natureza, hereditariedade, ritmo de vida, problemas de mastigação, anemias, problemas da tireoide. A deficiência de zinco acarreta perda do apetite e outras enfermidades. Lítio em excesso pode levar à falta de apetite. Alguns antidepressivos e antirreumáticos apresentam lítio na sua composição.

 

 

 

Tenho muita fome
 
 

Várias são as causas do aumento do apetite: exercício físico em demasia, problemas emocionais, problemas do sistema nervoso, distúrbios hormonais, tireoide, hipófise e diabetes. É muito importante averiguar a causa

 

Ansiedade
 

É importante evitar café, álcool, chá, mate, carne vermelha e açúcar branco. Aumentar o consumo de mel, cereais integrais, brotos, raízes e verduras bem coloridas.

 

 

 

Oxidação de vitaminas com talheres
 

Ao consumirmos vegetais folhosos, devemos rasgar as folhas com as mãos ou consumi-los inteiros, pois ao cortarmos com talheres as vitaminas entram em contato com metais e são facilmente oxidadas.

 

 

 

Iogurte versus bebida láctea
 

A diferença entre iogurte e bebida láctea está na consistência e no valor nutritivo. A bebida láctea é mais líquida devido à presença de soro do leite. Já no iogurte, a base é o leite. Em relação ao valor nutritivo, apenas no iogurte temos a presença de probióticos (bactérias benéficas), que melhoram o funcionamento do intestino.

 

 

Vinhos na cozinha e menos gordura na comida
 
 

Os vinhos tintos e brancos secos podem ir à mesa não apenas nas taças, mas também nos próprios pratos. Experimente substituir a manteiga e o óleo por algumas gotas dessa saborosa bebida. O prato ficará aromatizado e mais saudável. Não se preocupe em adicionar bebida alcoólica aos alimentos: durante o cozimento, o álcool evapora, restando apenas o gosto requintado do vinho.

 

 

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode